HELLMANN'S E COMIDA INVISÍVEL CRIAM PROJETO PARA REDUZIR PERDAS E AJUDAR QUEM PRECISA DE COMIDA

HELLMANN’S E COMIDA INVISÍVEL CRIAM PROJETO PARA REDUZIR PERDAS E AJUDAR QUEM PRECISA DE COMIDA

Mais de 20 milhões de brasileiros poderiam ser alimentados com comidas desperdiçadas no país. Foi pensando neste dado, de uma pesquisa da Embrapa e da qualidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social do IBGE, que Hellmann’s e a plataforma Comida Invisível, criaram o projeto “Comida é muito boa para ser desperdiçada”. O trabalho conscientiza restaurantes sobre suas responsabilidades frente ao tema e os auxilia a encontrar instituições que recebem doações das sobras.

Iniciativa

Na iniciativa, cada um dos envolvidos contribui com o que melhor sabe fazer: Hellmann’s, uma marca da empresa de foodservice de Unilever Food Solutions, vai levar informação até os donos de restaurantes, auxiliando-os a identificar, medir e administrar suas sobras de comida. Por meio de uma série de conteúdos educacionais, a marca vai levar dicas práticas, ferramentas e inspiração para que os operadores façam o melhor uso possível dos alimentos que têm na cozinha, missão que vai desde uma administração de estoques eficiente e montagem do cardápio, até ações com seus consumidores. Já o Comida Invisível conecta por uma plataforma, pessoas físicas, terceiro setor e restaurantes para intermediar doação daqueles alimentos que inevitavelmente sobram na cozinha, mesmo após uma gestão eficiente.

A ideia é que o desperdício se torne zero na medida em que as empresas conectem quem tem comida sobrando com quem precisa dela.

“A parceria nasceu da combinação das duas marcas que têm um propósito em comum: o de combater o desperdício de alimentos. Entendemos chegou o momento de a indústria ser protagonista neste processo de conscientização e de transformação social e de as empresas se unirem para criar modelos mais sustentáveis. Junto ao Comida Invisível, conseguiremos levar aos nossos operadores parceiros soluções que não só aumentarão a rentabilidade dos seus negócios por meio da diminuição dos custos de desperdício, como que também os tornarão participantes ativos de um movimento de transformação social”, afirma Cristiane Naco, diretora de marketing de Hellmann’s em Foods Solutions.

Projeto piloto

A princípio, o projeto piloto vai acontecer de outubro a dezembro em São Paulo (SP), município em que há o maior número de inscritos na plataforma. No entanto, a ideia é que no próximo ano a iniciativa seja estendida para outras regiões do país.

Para auxiliar os operadores a identificar, medir e diminuir o desperdício, fazendo um uso mais racional dos alimentos, os estabelecimentos parceiros receberão conteúdos educacionais e ferramentas mostrando que, além do impacto social, a diminuição do desperdício pode reduzir custos em suas operações.

Para isto, eles receberão uma série de dicas e ferramentas de gestão, além de serem convidados a utilizar a plataforma do Comida Invisível, que os auxilia a encontrar um destino para as sobras de comidas. Os interessados em aderir ao aplicativo, cadastram suas doações na plataforma http://app.comidainvisivel.com.br, informando as condições dos alimentos e data de validade.

Pessoas físicas e terceiro setor buscam por doações na plataforma e requisitam os alimentos disponíveis via geolocalização ou pesquisas por categorias.  Quando as doações ficam disponíveis, os donatários são alertados e combinam a entrega/retirada via chat. A partir disso, o donatário assume a responsabilidade pelo alimento doado e se compromete a armazená-lo e manipulá-lo de forma responsável.

Fonte: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *